quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Onde chegamos e para onde estamos caminhando?!?!?

Essa semana foi um festival de reportagens, postagens, comentários, e afins sobre educação infantil, mas duas coisas me chamaram mais a atenção. A primeira é uma reportagem da revista Época que traz no título: “Gritar com os filhos pode ser prejudicial” e a outra é um post do blog Mulheres 7X7, tbm da revista Época “O caso Walmart: fotos de meninas nuas levantam suspeita contra os pais nos EUA”

Sou uma opositora declarada à 'terceirização da educação' onde mães delegam à outros a tarefa de educar e agregam para si apenas o título de mãe, que na maioria das vezes deveria mudar de nome para apenas 'progenitora' pq para ser mãe é preciso mais do que gerar e pagar as contas, é preciso SER e VIVER com os filhos, e de maneira nenhuma isento a ala masculina da culpa, afinal, não são as mãe que delegam a edução, são os pais, os dois juntos. Babás são santas, divinas e maravilhosas, concordo e quero mto poder dispor desse benefício qndo criar meus filhos, mas acredito que não são elas as responsáveis por educar os filhos de seus patrões. Elas devem auxiliar nas tarefas do dia a dia das crianças, ajudar os pais e não fazer por eles o que é responsabilidade deles, e os pais, mas com ajuda, não podem deixar de executar as tarefas mais simples, o famoso "trabalho sujo" (trocar fraldas, limpar vômitos e machucados, etc) pq as crianças querem e gostam de ver que seus pais cuidam delas em todos os momentos , um bebê qndo chora durante a madrugada merece ter colo de mãe e pai, uma criança que não sabe o que é conversar com os pais no trajeto até escola perde mtos momentos felizes. Mas não pense que este é um fenômeno restrito as classes privilegiadas da sociedade não, mtos pais não dispõe de verbas para pagar babás mas delegam a tarefa de educar moralmente seus filhos à escola. Eu estudei para ser professora e uma das coisas que mais me incomodam na educação escolar é que a maioria dos pais e responsáveis confunde o papel de escolas e professores, que tem como dever proporcionar aos alunos acesso a cultura e conhecimentos gerais e específicos com objetivo de desenvolver o intelecto, mas ensinar a dizer: por favor, com licença, obrigado ou qualquer outro traço da educação relacionada ao comportamento é de responsabilidade dos pais e familiares. Só que ai entra um outro ponto (melhor?): como educar e transmitir limites às crianças? O que é certo e o que é errado na hora de educar? Nessa hora ficamos perdidos, os pais não sabem o fazer, como devem repreender, qndo é certo dar uma bronca e mto menos como dar a bronca. O famoso Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) veio para defender ou normatizar a educação? será que se eu der um tapinha na mão do meu filho poderei perder a guarda dele por infingir o ECA?O ECA estabelece mecanismos para implementação de politicas publicas direcionadas a crianças e adolescentes e divide responsabilidade entre família, a comunidade,a sociedade civil e o Poder Público. O papel de educar dando limites cabe as pais. O ECA não retirou responsabilidades, ele possibilita que a sociedade reflita sobre proteção e defesa de pessoas em desenvolvimento, sujeitos de direitos. Já é senso comum que crianças não devem apanhar, é crescer sem palmadas, agora a novidade é que não podemos gritar tbm, pq isso traumatizaria as crianças. Meus posicionamento em relação a esta questão é claro e um reflexo direto de minha criação, minha mãe gritava (ta bom, ela ainda grita) dava palmadas e chineladas. Não tenho traumas nem nenhum tipo de bloqueio por isso, sempre fui educada e soube me portar em qualquer ambiente que entrava, na minha casa os limites eram claros e as responsabilidades tbm, crianças não tinha os mesmo direitos que os adultos, a palavra final sobre todo e qualquer assunto era dela, a mãe, pessoa mais experiente, com uma vida toda de aprendizados que a possibilitavam melhor capacidade de escolha e decisão e portante deveríamos e ainda devemos obedecer e acatar as ordens dela, que sempre tinham um motivo e explicação, mesmo que esses não nos agradassem. Mas ai entro em outra questão, nem sempre as escolhas dos pais estão corretas, veja o caso das fotos dessas meninas dos EUA, alguém realmente acredita que seja correto os pais tratarem a nudez, sexualidade, das meninas daquela forma? Elas estão sendo invadidas e desrespeitadas como seres humanos. Havendo ou não a consumação do abuso sexual não acho que os pais tenham que continuar a educar essas meninas, pq está bastante claro que as escolhas que eles fazem não são as melhores para as garotas. Em minha família a nudez nunca foi tabu, durante minha infância, diversas vezes tomei banho com meus irmãos e irmãs e trocar de roupa na frente deles ou de meus pais nunca foi algo errado em minha família, mas que fique claro, trocar de roupa não é andar nu durante todo o tempo, e certas exposições como as que as três meninas sofrem nunca aconteceram, sempre tivemos nossa intimidade e integridade preservada, e em um caso como esse, ai sim entra a responsabilidade do Estado em interferir na educação e criação dessas meninas, nesse caso, por exemplo, a responsabilidade de educar, impor regras, limites e valores não pode continuar com os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário