sexta-feira, 6 de novembro de 2009

É o meu Rio Grande do Sul céu, sol, sul ...

Com menos de dois anos cheguei no lugar onde chamaria de meu, naterra que me acolheu. Nasci em São Paulo, e cresci no Rio Grande do Sul, uma terra que me cativou de tal maneira que eu passei a declarar-me como gaúcha, lá passei a minha infância, inicio da adolescencia. Passei a amara e admirar o povo, a cultura, o sotaque cantado, a comida e tudo que vem de lá, até o cheiro...sim pra mim o "cheiro de casa" sinto assim que saio do avião...a brisa parece diferente, o coração bate mais forte e a alegria de sentir-se em casa toma conta de mim...Não penso em sair de São Paulo, não agora, mas que sou um 'extrangeira' por aqui, isso é verdade! Posso ter nascido em São Paulo, mas minha alma é gaúcha, meu coração fala 'tchê'!
E existem algumas coisas que temos só lá no meu Rio Grande, e para vcs sentirem um pouquinho vou postar um "Dicionário de Gauchês".

PS: para minha amiga que vai para a Serra Gaúcha esse ano, vai treinando, pq é fundamental entender o 'dialéto' local para sobreviver!

Eu, como ALEMOA que sou, vou cuidar de fazer NEGRINHO, colocar num BAITA prato, mas só pq não to querendo CACETINHO...rsrs


Alemoa: loura
Arreado, folgado ou deitado: pessoa que brinca com os outros.
Atorá: cortar
Atucanado: muito ocupado
Babão - pessoa que erra muito
Baita: grande
Batida - pode ser de carro ou de frutas ( mas sem alcool)
Bicha: No RS pode ser verme (sentido biológico) ou amontoado de pessoas ordenadamente ( fila)
Bostiá: incomodar
Brigadiano - Policial militar
Cacetinho - pão francês
Cagar a pau: bater
Camassada de pau: apanhar
Campiá: procurar
Catrefa: pessoas que não valem nada
CHIMARRÃO - bebida  nativa, tomada geralmente após as refeições ( também pode ser em jejum). Foi inventado pelos índios que o tomavam numa cuia (objeto usado até hoje) e com canudinho feito de taquara (hoje em bombas de metal).
Chumaço: conjunto de alguma coisa
Cóça de laço: apanhar
Cusco: A maravilha das maravilhas. A perfeição, não tem coisa mais linda. É o melhor amigo do homem, embora este, muitas vezes, não o mereça. O bom e velho vira latas!
De revesgueio: de um tal jeito
De vereda: rápido
Fandango: o avô do Rock'n'roll.
Fincá: cravar
Fubanga - mulher feia
Fuque: fusca
Garrão: calcanhar
Gozar - tirar sarro
Guapa: tem também no masculino,GUAPO,e quer dizer gente mui bonita. Exemplos : Antonio Banderas e Fabio Assunção.
Guisado: carne moída
Incebando: enrolando, fazendo cera
Ingrupi: enganar
Intertê: fazer passar o tempo com algo
Inticá: provocar
Intuiado: cheio
Invaretado: nervoso
Japona: jaqueta de nylon
Jóssa: coisa
Judiá: mal tratar
Lasarento: xingamento, como filho da p…
Lonba: Ladeira
Merengue - suspiro
Minuano: vento que surge lá pelas bandas de Santana do Livramento e atravessa o Rio Grande. Geralmente dá o ar de sua graça no Inverno, naqueles dias em que a gauchada é obrigada a tirar os ponchos do armário.
Mocho: banquinho que a gente senta prá tomar chimarrão...
Negrinho - brigadeiro
Paiêro: fumo de palha
PAMPA - o lugar mais lindo do universo! um campo cheio de vaquinhas pastando,com um bando de gaúchos dançando o pezinho ao som de uma gaita,com o Guaíba e o mais lindo por de sol do mundo ao fundo!
Pé de porco: igual brigadiano
Pestiado: com alguma doença
Pexada: acidente, o mesmo que 'batida'
Piá : guri
Podá: ultrapassar, ou cortar, o mesmo que apodá
Pozá: dormir em algum lugar,fora de casa
Rancho: compra do mês
Relampejando: trovejando
Resbalão: escorregar
Rinso: sabão em pó
Sinalêra: semáforo
Táio: corte
Te abanca: jeito carinhoso de dizer : senta,meu bem!
Tri - preposição de coisa boa. ex: tri-legal, tri-bonito, tri-gostoso
Trupicá: tropeçar
Tunda de laço: apanhar
Vileiro: pessoa que mora em vilas, um adjetivo pejorativo
Vortiada: passeio
Ximia: geléia, aquela de passar nopão




"É o meu Rio Grande do Sul céu, sol, sul terra e cor



Onde tudo que se planta cresce o que mais floresce é o amor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário