terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SOBRE MÃES E TERRORISTAS


Ai vc pensa, 'A Amanda pirou de vez?!?!?'
Gente, é o seguinte: Há algum tempo comecei a me interessar pelo universo da maternidade. Sempre desejei ser mãe, e quando nos casamos, eu e o marido queríamos ter filhos. De uns tempos pra cá essa ideia tem sido mais viva em nossas vidas, e estamos aguardar a nossa vez chegar. Comecei então a pesquisar na internet as novidade desse setor, afinal as ultimas crianças que acompanhei crescer foram minha Super Gêmeas, e de lá pra cá se passaram 9 anos, imaginei quais seriam as novidade do mundo dos bebês. São muitas!!!
As coisas mudaram em diversos sentidos, dos potinhos, roupinhas cobertores e afins até a posição correta para colocar o neném para dormir (agora os pequenos devem deitar-se de barriga para cima e não mais de lado, como era o recomendado na época das gêmeas). E as novidades não param por ai, não! Tem até mamadeira com plástico livre de agentes cancerígenos e com sistema anti-cólicas, mas ops, que que é isso, é pecado falar mamadeira? Ahhh, agora existem patrulha online com 'Bíblias' o que é certo e o que é errado? Sim, elas existem, as patrulheiras da maternidade natural!
Mamadeira não! Bebê SÓ pode mamar no peito até os seis meses e dps disso os demais líquidos devem ser introduzidos em copinhos de treinamento e colheres. HUMMMMM
Devemos usar fraldas de pano, elas poluem menos e são melhores para a pele dos nenéns. HUMMMMM
Parto só normal, ops, normal não, natural! Sem intervenções, sem anestesias, soro, epísio, tricotomia ou qualquer coisa que não tenha vindo com o 'manual' fornecido pela mãe natureza' HUMMMMM
Ousa contrariar alguma das regras delas? Você não será ma~e, será culpada por violar as leis sagradas da maternidade e caso seu pequeno venha ao mundo por meio de cesária vc será menos mulher, menos capas, e se não amamentar, nossa, criminosa digna de pena perpétua!
Essas são as TERRORISTAS do mundo materno!
Não sou mãe, não estou grávida nem nunca estive, mas considero péssimo esse fenômeno que a internet propagou. Dezenas de mulheres se sentem culpadas por não terem feito o parto normal, ou por sentirem dor na hora de amamentarem e por isso recorrem a mamadeira. A culpa que já é algo mais do que presente nas mães agora começa mais cedo e com uma carga maior, ainda mais para as mães de primeira viagem, que já são cheias de dúvidas e inseguranças e se veem diante de mulheres que as fazem sentirem mais dúvidas e culpas. Meu, se o médico vira pra mim e diz que teremos de fazer uma cesária por qualquer motivo que ele me apresente eu jamais vou dizer para ela que esse não é um motivo justificável para uma cirurgia, segundo a OMS, e se ele estiver certo? E se minhas intransigências colocarem o bebê em risco, afinal eu estudei Português e Inglês, quem fez medicina foi ele, né? Não teria coragem de ir contra as recomendações médicas, nem que mil doulas me digam o contrário, afinal a ultima coisa que uma mãe quer é ver seu rebento em risco. E se uma mulher será menos mãe pq ela optou por não sentir dor durante o parto, pq ela quis dispor dos benefícios da medicina moderna e optou por usar a analgesia, se por isso ela será menos mãe, por não sentir dor, por não sair da sala de parto com o peito a postos e pronto para o berçário inteirinho mamar a vontade e precisou de auxilio de uma mamadeira nos primeiros dias, por isso ela será menos mãe????? Quer dizer que, quem adota é menos mãe do que quem decide (e pode) parir seu filho com todas as contrações que tem direito só pq não teve um parto?

Pera lá, as coisa não são bem assim, não acho correto que nenhuma mulher seja obrigada a seguir determinado plano só pq 'tem que ser assim', ou pq 'assim é o correto'. Cada caso é um caso, cada gravidez é uma gravidez, cada mãe é uma mãe diferente de todas as outras e não é isso que a faz amar mais ou menos seu rebento.
Maternidade não é só parto e amamentação, é amor, comprometimento, envolvimento, carinho e dedicação. É coragem e vontade, é superação e tbm adaptação. A minha gravidez como será? Farei parto normal? Conseguirei amamentar? Meu filho tomará banho em um balde? Eu não sei e pouco me interessa!!!! eu quero é ser mãe, os pormenores decidirei dps, de acordo com meu estado de espírito e necessidades do momento. Até lá vou acompanhando os embates monumentais que estão na internet e descobrindo mais e mais novidades sobre o mundo mamãe e bebê!



Nenhum comentário:

Postar um comentário