quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

As lembrancinhas de Natal que realmente são inesquecíveis




Na minha infância Natal sempre foi mto importante, mas não pq eu ganharia presentes ou veria o Papai Noel – até pq morria de medo dele! - era importante pq nessa época eu sempre voltava pra 'casa'.
Cresci no Rio Grande do Sul, sou gaúcha por opção e amor aquela terra gostosa e singular, mas o coração de uma criança consegue guardar mais amor do que se imagina, e o meu tinha um lugar mais que especial para uma casinha na zona leste de São Paulo, onde estavam meus avós e minhas tias por parte de mãe. Passava o ano todo pensando que em dezembro estaríamos lá, juntinho da Vó Tania e do Vô Celso. Nem ligava para a viagem de 18 dentro de um ônibus, se ficaria cansada ou qualquer outra coisa, só queria chegar e vê-los, sentir o cheirinho da minha avó, passear com meu avô e aproveitar as manhas das minhas tias, isso era tudo que eu queria, chegar em casa.
Por maior que seja meu amor pelo RS, lá faltava algo mto importante, faltava uma parte de mim, minha família. Passei alguns natais no RS, longe da minha avó, e foram natais mto gostosos, dos quais tenho ótimas lembranças da família e das festas, mas eu sabia que, logo logo chegaria a hora de voltar à São Paulo e encontrar meus avós.
Este não será o primeiro natal em que o vô e a vó não estarão conosco, será o 7° natal sem a Vó Tania e o 2° sem o Vô Celso. Dói não ter a presença deles, não ver minha avó na cozinha fritando os pastéisinhos maravilhosos que ela fazia, nem meu avô assistindo TV e contando como eram os natais de sua infância. Não temos mais meu avô para fazer Ho-Ho-Ho enquanto eu e meus irmãos estávamos deitados na cama, eufóricos, fingindo dormir, afinal o Papai Noel só chegaria dps que nós estivéssemos dormindo, né?
Esse ano farei pasteis, como minha avó fazia, quando meus filhos vierem conterei à eles como era mágicos os Natais na casa da Vó Tania, os levarei para o quarto e direi que devem ficar bem quietinhos, não podem se mexer para que o Papai Noel pense que eles dormem e ai os presentes cheguem mais rápido, preservarei a magia assim como minha mãe e minha avó fizeram questão de preservar, para que, assim como eu tenho, ele tenham entre as suas melhores lembranças o Natal.
Esse ano irei rezar e pedir à Deus que, onde quer que eles estejam, meu vô e minha vó tenham um Natal tão gostoso como eles tinham quando estávamos todos juntos em casa, e sei que, lá onde estão, eles estão desejando que eu, minha mãe, minhas tias e primas, meus irmãos e toda nossa família tenhamos um natal cheio de amor, carinho e boas lembranças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário