quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cheiros e sensações...


Sou uma pessoa mto ligada a cheiros, que em mim despertam sensações das mais diversas. Por exemplo, o cheiro da soja cozinhando, às 7h da manhã, qndo chego no trabalho, desperta em mim o “alien” que vive em meu estoma, e sinto revirando e querendo fugir de meu estomago... terrível!!!
Mas existem os cheiros que despertam sensações boas, pra mim um desses é o cheiro de Gelol. Lembram o Dotorzinho? Um gel de massagem, que se não me engano é fabricado até hoje, mas faz mto tempo que não o vejo... Pois bem, minha avó tinha um pote dele em sua penteadeira, e usava pra fazer massagem em mim, principalmente nas costas. Eu sentava em frente a ela, ela na poltrona da sala e eu no chão, e ela fazia a melhor massagem do mundo! Qndo cheiro Gelol imediatamente me vem a lembrança da minha vó, sinto (lembro) do toque das mãos dela, de sua risada gostosa e a voz dela...
Outro cheiro que me traz lembrança é o de Eucalipto. Lembro de Campo Bom, cidade onde passei grande parte de minha infância, e em minhas lembranças a cidade cheira a eucalipto, só não me pergunte porque...rsrs

Não sei se é só comigo, mas os cheiros são importantes, cheiro de gente, de bicho, de comida, e por ai vai. Ninguém gosta de comer comida que não é cheirosa, abraçar alguém fedido, nem de bichinho cheirando mal, né? E cheiro de neném? É bom de mais , não é? Menos quando ele cheira coco ou leite azedo... até para um bebe bonitinho o cheiro é fundamental.
O cheiro é complemento do toque, é tempero do abraço, é parceiro da memória.
Tem cheiro que de longe vc reconhece, um perfume, por exemplo, quem nunca entrou em um ônibus, metro, elevador, sentiu um cheiro gostoso ou familiar e pensou 'conheço e esse perfume...' ou então passar em frente a uma casa, na hora do almoço ou jantar e sentir aquele cheirinho de comida fresquinha...hummm, não existe jeito de não salivar litros! A gente cheira antes de provar. Quando nos deleitamos com um novo sabor, o garfo de aproxima da boca e o aroma chega antes do gosto, já anunciando se o que virá será ou não bom.
Cheiro de roupa lavada, de casa limpa, de mãe, cheirinho do travesseiro da gente, ou do amor da gente, que fica lá na fronha... Cheiro de terra molhada, de chocolate, de café, cheiro de pão quente, de bolo no forno, de banho tomado, cheiro de mato, de sopa no frio, do mar salgado no verão! Cheiro de carro novo, de sapato de criança novinho!


Tem tanto cheiro bom... Cheiro é bom pra alma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário