quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mas eu me mordo de ciumes...

"Os ciumentos não precisam de motivo para ter ciúme. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e de si mesmo nasce." (William Shakespeare)









Segundo a Wikipedia: Ciúme é uma reação complexa porque envolve um largo conjunto de emoções, pensamentos, reações físicas e comportamentos.

Sou uma ciumenta assumida! Podem até me chamar de neurótica, dizer que não faz bem, citar dezenas de exemplos... mas realmente acreditam que eu, ou qualquer ciumento, ACHA LEGAL??? Quem, em sã consciência, gosta de sentir ciumes?
Acredito que a imensa maioria dos brasileiros, se não leu, conhece a história de Bentinho e Capitu, a cor, o sofrimento, as esperanças destroçadas e nada, absolutamente nada de certezas, acho que, em uma visão extrema, esse é o exemplo perfeito de ciumes. Bentinho vive com dúvidas, desconfianças, que, mesmo sem provas , destruíram seus sonhos e seu amor e o machucaram. Ou ainda, para quem gosta de ler, e é chegadinho em uma tragédia, Otelo mostra várias facetas e consequências do ciumes. Mas em qualquer caso, com ou sem provas, acho que a palavra mais próxima do ciumes é a angustia. Não existe ciumento, em maior ou menos grau, que não tenha convivido com a angustia. E vale lembrar que ciumes não é só relacionado a envolvimentos amorosos, Para quem recebe a notícia de que terá um irmão(ã) mais novo, ciumes, medos, angustias... Ter inveja é ter ciumes também, e vice e versa.
Quando o ciumes atinge o nível patológico, bem, ai fica complicado comentar, afinal não possuo credencias para tanto e, graças à Deus, nunca passei por isso e nenhum dos que me cercam. Então se vc sente que o ciumes está atrapalhando sua vida, seja vc o ciumento ou o causador do ciumes, procure ajuda especializada, psiquiatra, psicólogo, guia espiritual, seja lá onde vc costuma resolver seus problemas, mas não fique se torturando por isso...
Meu ciume, como resolvo? Costumo respirar fundo, contar até 10, 100, ou até 10mil se for necessário (rsrs), procuro me lembrar do que existe de bom no meu relacionamento, do porque estou ao lado dele, de tudo o que já passamos juntos, olho bem direto nos olhos dele para sentir o amor, o carinho, peço um abraço apertado, um pouquinho de compreensão, uma barra de chocolate e finalmente: espero passar!!!!
Lógico que algumas atitudes do meu querido ajudam mto. Ele não é do tipo "cheio de amigas", não costuma sair sozinho, costumo saber com ele anda no trabalho, faculdade, etc, diante de colegas carinhosas demais ( leia: oferecidas!) costuma afastar-se, atende minhas ligações a qualquer hora/lugar, e outras atitudes legais que me agradam. Lógico que não foi sempre assim, afinal ele é legal mas não perfeito(ta chegando perto...rs), algumas coisas que não me agradavam só mudaram após longas conversas, jamais imagine que, longas conversas seria algo parecido com chiliques movidos a gritos, lágrimas, exageros, escandalos, ou algo parecido... sou a pessoa mais controlada e comedida que existe, nem um pouco cabeça dura e temperamental (se alguém fizer um comentário que contradiga isso, piso no dedão do pé com salto alto!!!)
Essa, é lógico, é a minha receita e o minha maneira de amenizar o ciume, mas existem outras mil maneiras, cada ciumento deve encontrar a sua, com ou sem ajuda, como for melhor pra cada um!








Boa sorte ciumentosssss!!!!!!!!!!!!!!!!








Um comentário: