quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Feira das vaidades


Sim, estou em dieta para emagrecer! Sim, até remédios estou tomando! Mas vale lembrar que estou fazendo isso com acompanhamento médico constante. Não basta ir ao médico um vez, pegar a receita e dizer que faz dieata com acompanhamento médico, eu tenho consultas mensais, faço exames regularmente para ver como meu corpo está reagindo e tenho uma meta "alcansável" (eliminar de 2 à 4 kg por mês). Não estou impondo ao meu corpo a nenhuma restrição alimentar, somente o controle e assim pretendo chegar ao peso desejado e ficar nele.
Posso afirmar que sou uma mulher vaidosa. Quem me vê diariamente depara-se com uma mulher que está sempre de unhas feitas, maquiada, com alguma biju... enfim, ostento o mínimo necessário para viver bem com minha imagem. É certo que esse é o minimo pra mim, pq afinal de contas, o mínimo sempre varia de acordo com a pessoa. Para algumas mulheres o mínimo necessário para sair me público é uma super produção cinematográfica. Mas se o minimo varia de acordo com o gosto do freguês, qual é o máximo, o limite para a vaidade? Ou melhor, existe um limine para essa vaidade??? Estou controlando minha alimentação para deixar meu corpo como eu desejo, correto? Não comer nada frito, nenhum carboidrato, doces e açucares são totalmente proíbidos, bebidas jamais, contar calorias, fotografar o prato... Bom ai já é mto, pra mim, lógico! Cada um define seus limites, seus padrões. O que é bom pra mim pode ser absurdo para outros. E mto provalmente o peso que desejo alcançar não é que a maioria considera padrão.

Recentemente o mundo todo ficou chocado com um photoshop prá lá de mal feito para a marca RalphLoren, onde a cintura da modelo foi alterada e ficou simplismente monstruosa! algo humanamente impossível! Tudo pq a modelo não atendia aos padrões da marca, afinal uma marca com o poder de influência que ela tem não deveria pensar no impacto que suas publicações e declarações exercem na sociedade? Como podem garotas e garotos desejar um padrão de beleza saudável se quem dita esses padrões e quem diz o que é belo ou não normatiza medidas incompatíveis com o corpo humano?!?!?
Grifes, marcas e modelos famosas criaram um padrão de beleza (que acaba virando imposição/regra para a felicidade) onde a saúde, fisica e psicológica não é levada em conta e na maioria das vezes as consequências sociais são desastrosas! Não, não vou discursar a respeito de anorexia ou bulimia, essas consequências todos nós conhecemos, e são amplamente divulgas, acho que no momento que me encontro (louca de vontade de devorar um quindim de proporções monumentais...) o que mais chama minha atenção nos caminhos para atingir o ideal de beleza física é um outro caminho, é a estrada "rápida", onde vc manda fazer o que deseja, é "comprar" o corpo desejado, a Cirurgia Plástica! 
Sou totalmente e incondicional partidária das intervenções cirurgicas estéticas, e já tenho planejado exatamente o que quero fazer após colocar meus branquelos herdeiros nesse mundo!  Jamais diria que sou contra, aliaz, fiquei entusiasmadíssíma qndo uma grande amiga colocou próteses de silicone nos seios no início do ano (ficou magnifica!) acho que a medicina e a ciência evoluiram para trazer benefícios, conforto, felicidade e segurança para nós, só que, certamente, eu jamais conseguiria mudar quem sou, nunca desejei isso! E muita gente vem usando esse divino recursso e perdendo a identidade, homens e mulheres "fábricados" . Fico imaginando como deve ser olhar-se no espelho e ver outra pessoa... Credo, acho que ficaria pirada...rsrs Sou preguiçosa, admito, detesto fazer exercícios... mas até chegar ao ponto de "encomendar" um corpo ao cirurgião... sei não...mas se eu fosse psicologa faria uma pesquisa na área, pq concerteza quem faz isso é um paciente em potencial...rsrs

Essa fotinho ai ao lado (esquerda) é da recordista mundial em cirurgia plástica, detalhe..."ela custa" mais que uma casa!!!!
Outra coisa que me chama a atenção, e ai sim digo, me preocupo, é como a vaidade vem sendo trabalhada com as crianças. Um exemplo claro é a filha mais ova do ator Ton Cruise, a fofissíma Suri, ela tem 3 anos e usa batom, sombra, anda sempre na última moda, segundo declarações dos pais ela não gosta de repetir roupas, já foi fotografada de salto (!) e leva uma vida de estrela de cinema... imagine como ficará a cabeça dessa menina qndo chegar à puberdade/adolescência? quais serão os parametros de beleza que ela ostentará? que vida ela terá? E só para constar, vi algumas fotos da Mini Miss Mundo, uma brasileirinha que ao invés de brincar, vive como uma "mini adulta". Que valores a mídia, os pais e a sociedade estão passando às crianças? Tenho medo de ter filhos, vejo nas ruas meninas de 3, 4 anos vestidas com roupas sensuais e provocantes, dançando coreografias sensuais e preocupadas  com o esmalte que lascou... e a infância, fica onde? Sei tbm que, quem transmite esses valores para as crianças são os pais, que mesmo não falando claramente, dizendo não estimularem,  podem ensinar que isso é o correto permitindo que seus filhos e filhas se exponham e convivam com essa realidade, que participem disso. Festa de aniversário uma menina de 8 anos no salão de beleza, fazendo unha e cabelo? Quem paga a festa são os pais, quem permite que a filha vá a uma festa como essa são os pais, quem compra as roupas, maquiagem, esmalte, sapatos e acessórios não é uma criança de 5 ou 6 anos sozinha. Os adultos influenciados (frustrados) pelo padrão imposto estão transferindo isso a meninas cada vez mais cedo, criando mini adultas e não crianças com rotina e preocupações de meninas, e tem como desculpa as próprias filhas, dizem que "Ela pede maquiagem...ela quer usar esmalte...ela se recusa a usar sandália sem saltinho...era o sonho dela participar de concursos de beleza". O mercado de produstos de beleza específicos para crianças só cresce. Ninguém nunca ouviu dizer que a palavra "limite" não é usada somente para definir fronteiras territoriais, ou velocidade? Além do limite do cartão de crédito, os pais deveriam criar tbm limites para os filhos. Criança é criança e deve vestir-se e comportar-se como tal, deixe as meninas serem vaidosas sem transforma-las em mini adultas. Depois ninguém entende pq mulheres de 18, 20 anos usam roupas com laçarotes e bonequinhas, hellokity e florzinhas... quando eram crianças suas mães as faziam vestir-se como adultas e quando crescem parece que correm atrás do colorido infantil que não tiveram direito quando meninas... 

Sem nenhuma dúvida, o que mais me atrai na indústria da belaza é a cosmética e maquiagem. Sou louca por um creminho, uma sombra um batom, esmaltes vivos e de preferencia vermelhos! lápis, rímel, blushs... nossa, vou à loucura! Me considero vaidosa, e acho que a vaidade que tenho é dentro dos limites da normalidade. Gosto de me cuidar (contanto que não tenha que levantar e fazer exercícios...). No meu banheiro vc encontrará pelo menos 3 sabonetes diferentes no box, um para o corpo, outro para o rosto e um para as áreas intimas. Tenho sempre 2 vidros de xampu, um para o dia-a-dia e outro de limpeza profunda, são duas esponjas de banho, uma para o corpo e outra só para o rosto, sempre tenho óleos pós banho, para hidratar o corpo, loções hidratantes para o corpo e rosto diferentes, protetor solar não pode faltar. Na minha bolsa tenho um kit sobrevivência: estojinho com base, rímel, batom, blush, pq mesmo fazendo maquiagem  pela manhã, nunca sabemos se uma emergência aparecerá e terei de ficar deslumbrante ao longo do dia (rsrs), e é claro que carrego outra bolsinha, com o absorte, escova e pasta de dentes, lixa de unha, lencinhos umedecidos e de papel, uma calcinha extra, analgésico, remédio para cólica... Exagerada? nem atreva-se a dizer isso!
E os homens não podem dizer que trata-se de coisa de mulher, afinal existem mtos homens que fazem as unhas, usam creminhos, fazem depílação, sobrancelha, e outras coisinhas que são consideradas "femininas". Quem inventou esse tal de 'metrosexual' deveria ser dono de industria cosmética...rsrs
Vaidade é bom, principalmente quando vem unida do amor próprio e nos faz bem, ao corpo e a alma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário