terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Novela!!!!!!!!


Com raras exceções, o brasileiro é noveleiro!
Cresci assistindo TV aberta, a televisão paga é algo recente para as massas no Brasil. Até pouco tempo, além de poucas opções de TV por assinatura, os valores eram exorbitantes! Hoje acho difícil imaginar minha vida em frente as telas sem as dezenas de canais que temos hoje, mas parando pra pensar, antes da “popularização” Pausa: (adorei essa brincadeira de pausa! rsrsrs) Popular a TV a Cabo não ficou não, está somente um pouco mais acessível, e a realidade de famílias que tem um salário mínimo de renda continua sendo Faustão aos domingos, os pacotes mais baratos de tv por assinatura custam, mais ou menos R$ 50,00, dinheiro que faz muita falta quando vc ganha em média R$ 500,00, paga aluguel, tem filhos, água, luz e compras pra se preocupar, então no nosso Brasil a TV aberta ainda é a realidade da maioria das casas! Assunto para outro post... Despausa – fomos criados com nossos horários noturnos definidos pela programação da Globo: “Ontem cheguei em casa na hora da novela das sete!” ou ainda: “Nossa, fiquei sabendo, mas não pude ligar pra ela, já era tarde, 'tava passando' a novela das oito já!” e comentários envolvendo novelas como 'marcação' de hora nunca foram incomuns. Claro, faça chuva ou faça sol, dilúvio ou apagão, inverno ou verão, sempre, religiosamente elas estarão lá, as novelas da Globo! Sim, da Globo, pq os outros canais variam mto o horário de exibição de seus folhetins, não tem uma grade fixa para eles, o SBT nem se fala, esse chega a parar até novela na metade! Mas a Globo não, todos os dias, de segunda à sábado, até no natal, ano novo, feriados santos, etc as novelas são exibidas! E suas referencias de horários – 18h, 19h e 20h – podem até não serem tão religiosos, afinal a novela das oito nunca começa antes das 21h! Mas elas são exibidas. Caso exista alguma coisa mto importante a ser veiculada no mesmo horário das novelas e por qualquer motivo que seja não possam adiantar nem atrasar elas um pouquinho, passam com horário reduzido, um capítulo mais curto, mas passam!
Acho uma das minhas novelas preferidas foi 'O Rei do Gado' – acordei cantando a musica de abertura hoje...rsrs – assisti sentadinha na sala, junto com minha avó, ela tinha uma TV 14' na cozinha, pois não podia perder suas novelas enquanto fazia a janta! E eu aprendi a acompanhar novelas, aguardar ansiosa pelas emoções da ultima semana, 'opinar na vida' de cada personagem, com ela, com minha vó! E hj, cantando “Sou desse chão, onde o rei é peão, com o laço na mão....” me lembrei da minha vó, lembrei que hj não acompanho com tanta religiosidade como antes, que até perdi o ultimo capítulo da novela das 19h (e perdi a reprise tbm!) lembrei que pra mim a melhor parte de ver novelas não era a novela em si, hj descobri que, a melhor parte da novela era sentar lá, juntinho com a Vó Tania, e fazer parte daquela rotina sagrada para ela, a novela. Nunca mais assistirei uma novela tão boa como as que vi com minha avó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário