sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Bichos, gastos, gatos... rsrs

Minha família é louca por animais, moro no mesmo terrenos que minha mãe, ela na casa da frente e eu e meu marido nos fundos. Somando os meus e os dela, temos 4 gatos e 4 cachorros. O Thor ( labrador amarelo, um xodó de todos), a Kira ( vira latas adotada pela internet, FDP com louvor), a Laika ( cocker, carinhosamente apelidada de mini monstra, nunca vi um animal latir como ela...) e ao Hope ( outra vira latas, linda carinhosa, minha...rs e tbm adotada pela internet), eles compões o time canino. Temos tbm o Amarelo (gato grande, gordo, preguiçoso, folgado e amarelo), a Preta ( gata totalmente preta, sem nenhuma manchinha e está esperando seus primeiros bebês), a Branca e a Branquinha ( duas gatas totalmente brancas, sem nenhuma manchinha de outra cor) são os integrantes de nosso time felino.
Todos são lindos, e dezenas de pessoas nos dizem amar animais e tbm que os nossos são lindos. Mas, no inicio do ano, eu estava na minha casa e meu irmão gritou do muro da minha, muito aflito e assustado disse “ O Amarelo foi atropela! Vem logo, a mãe vai leva-lo ao veterinário.” Sai desesperada, mto aflita e já sentindo um enorme nó na garganta. Cheguei na minha mãe e o vi deitado no colo do meu irmão, com a perninha rasgada e as patinhas de traz largadas na almofada, sem movimento. Ele nos olhava com um jeitinho aflito, olhar de quem pede ajuda mas sem miar ou arranhar e morder nenhum de nós. Um Lord. Faltou mencionar que era uma quinta-feira 22h.
Minha mãe dirigia, eu estava com um celular em cada orelha enquanto minhas tias, do outro lados 'das linhas' pesquisavam por um veterinário 24h e meu irmão no banco de traz com nosso acidentado ( ele foi atropelado na rua, imaginamos que por uma bicicleta ou algo semelhante e se arrastou até a porta da minha, onde começou a miar até que meu irmão fosse ver o que era e encontra-lo daquele jeito... ). Fomos até o consultório, há +/- 40 min de casa, ele foi medicado, fez curativo e levou alguns pontos na perna, porém não foi possível fechar completamente a ferida. O jovem veterinário que nos atendeu pediu que voltássemos no outro dia para vermos como ele reagiria. No outro dia voltamos ao consultório e o prognóstico não era animador, um veterinário mais experiente estava certo de que ele havia fracturado seriamente a coluna ou o quadril, porém ele não dispunha de RX para avaliar a situação. Fomos então para o Hospital Veterinário da AnhebiMorumbi ( Universidade da zona leste de São Paulo ) que é totalmente equipado e por se tratar de hospital escola eles cobram somente o material usado nos procedimentos e tem a mais moderna tecnologia para tratar animais domésticos que existe, Acredito que mereçam um post só sobre o excelente atendimento e instalações do hospital que sem dúvida é nota 10! Lá ele examinaram nosso Amarelo e um dos veterinários não nos deu mtas esperanças, afinal ele não movia as perninhas de traz, nem a cauda e não reagia a estímulos de dor nas patas traseiras. Foi para o RX, a 1ª anestesia geral, e descobrimos que, graças a Deus a coluna , aparentemente não havia sido lesionada, porém ele tinha uma fractura na bacia, que fora dividida ao meio, mas só seria possível analisar os danos na coluna durante a cirurgia, pq ele deveria ser operado para reconstruírem seu quadril, colocarem placas e pinos, etc
A cirurgia foi marcada, no dia levamos ele até lá, tudo correu maravilhosamente bem e ele virou atração/xodó do hospital! Além de ser lindo ele quase não mia, não morde ninguém, nem para aplicarem remédios, injeções, rasparem o pelo para a cirurgia ( ele ficou pelado da cintura pra baixo...rs ), e se comportou maravilhosamente durante todos os procedimentos, além disso o caso dele era, além de gravíssimo uma raridade, ele se recuperou maravilhosamente bem, hoje está gordo, grande e sapeca que só vendo, não vai para a rua, nem sai de nosso quintal, melhor assim, né? Mas pq decidi contar a história do Amarelo? No ultimo post falei sobre compaixão, amor, etc. Bem a única parte que não foi boa de tudo isso foi a parte financeira, afinal o hospital é universitário mas SUS não atende Pets...rs Se fizéssemos os procedimentos todos em uma clínica particular teria custado no mínimo R$3.000,00, fiz um pesquisa depois... isso só a cirurgia, sem contar remédios, RX, consultas e afins. Fazendo no hospital universitário gastamos ( minha mãe gastou...) +/- R$1.500,00. Sabe o que ouvimos, bem mais de uma vez? “Não seria mais barato sacrificar?” e depois o animal é o gato...

E sabem do que mais? Deus, em sua infinita sabedoria, nos deu, além do Amarelo, que se vivesse em alguma outra casa poderia ter sido sacrificado, as irmãs dele, Branca e Branquinha, que recentemente nos surpreenderam. A Branquinha, que mora com minha mãe apareceu com feridas mto feias, que iam da orelha esquerda e desciam para as costas, foi repentino em dois dias as bolinhas vermelhas para enormes feridas sangrando... Veredicto do veterinário? Gata albina, as feridas são queimaduras de sol, queimaduras de 3° grau! Ela que é fã do telhado, não pode mais ficar lá durante o dia. A a outra Branca, a minha também é albina... A primeira está sendo tratada com pomada especifica para queimadura, hidratante a enlouquecendo meu irmão que tem que mante-la dentro de casa... e a minha Branca, bem folgada como só ela, não tenho nenhum trabalho de manter ela longe do sol e dentro de casa... Ah, claro que já ouvi gente dizendo “ tadinha, vão morrer por causa do sol...” e lógico que emendei “Conhece protetor solar?!?” Minha gata usa protetor fator 30, spray, pra facilitar rs e fica 75% do dia dentro de casa!
Alias, aceito doação de protetor solar... o verão vem chegando...rsrs
Minha Branca, toda folgada na cama

Amarelo com todo seu charme!

A bolinha ( RIP ) observando, atentamente, a bacia. Lá dentro estavam as duas Brancas, o Amarelo e o Squish, irmão deles que mora com minha tia (gato que já foi envenenado, teve uma seríssima alergia no ouvido e continua trazendo alegrias...)
Amarelo, na cama da minha mãe, já recuperado!

2 comentários:

  1. LINDOS!
    QSE CHOREI...
    BJKS DE CAT CHOW!

    ResponderExcluir
  2. A mãe dela também aceita doações de protetor solar, e protetor de janelas, portas e outros vãos - para manter a branca dentro de casa 24h por dia...

    ResponderExcluir